Seção: Estilo / Fernanda Lara
INVERNO. TIPO DE PERNA DEFINE QUAL O MELHOR MODELO E O TAMANHO DO CANO A SEREM USADOS
Saiba como fazer a melhor combinação entre suas roupas e o modelo certo de bota; calçado é indispenável para o guarda-roupa feminino
As botas são calçados que, entra inverno e sai inverno, continuam imperando. Além de aquecer, elas deixam a mulher elegante. É um tipo de calçado feminino muito usado durante as épocas mais frias. Elas podem ser de salto alto ou baixo, camurça ou tecido, mas o importante é que elas se tornaram um objeto de desejo e toda mulher precisa ter uma. Para não errar na escolha da sua, além da qualidade, alguns pontos são importantes: para as mulheres de pernas mais cheinhas, o ideal é escolher canos médios e cores escuras. É legal usá-la com calça legging da mesma cor, pois assim alonga as pernas e afina a silhueta.
Para as canelas mais finas, o ideal são as famosas ankle boots. Já as botas folk ou cheias de franja, com detalhes cowboy ou com recortes, é melhor que sejam usadas com short jeans para dar uma modernizada no look.
As botas de cano longo, no melhor estilo montaria, vestem melhor as longilíneas, sendo ideais com calças mais secas. O couro surge na tendência com aspecto envelhecido ou fosco. A cartela de cores é neutra, com variações do caramelo, mostarda, café e preto; mas, algumas marcas arriscaram em tons vibrantes, como é o caso do vermelho.
Os acessórios da temporada estão mais trabalhados, embora o inverno tenda a ser mais sóbrio. A cantora Nancy Sinatra defende "these boots are made for walking", ou seja, essas botas são feitas para andar, deixando implícito que, mesmo em uma produção despojada, as botas realçarão o inverno 2011.
Em geral, as botas de cano curto são as mais abordadas na estação, excelentes para mesclar com vestidos. Os modelos apresentam amarrações e, em alguns casos, solado tratorado, que, aliado ao salto meia pata, torna o calçado pesado. Mas o modelo requer atenção, já que ressalta o tornozelo. Outra tendência são os saltos amadeirados.
A textura, principalmente a croco (crocodilo) e a cobra, que entram na estação substituindo a pele de onça, já está saturada, pela forte disseminação, além de couros exóticos, como de peixe, avestruz e arraia. A miscelânea também incorpora vários tipos de couro e peles (fake, é claro) no mesmo calçado.
Como usar
Cano alto e salto fino - Mais indicados para pessoas esguias e de pernas longas;
Curtas ou médias - Melhores para se usar por dentro da calça;
Estilo esportivo - Dobre a bainha da calça jeans, deixando o pé da bota à mostra;
Estilo despojado - Use a bota por fora da calça. A calça deve ser ajustada para evitar as dobras de tecido;
Pernas grossas e longas - Use botas de cano curto ou longo com saias, combinando-as com meias escuras e opacas;
Pernas curtas e finas - Evite as botas de cano longo com saias curtas;
Pernas longas e finas - Todos os tipos de botas estão liberados;
Com bico e salto fino - Indicadas para roupas mais sofisticadas;
Bicos largos ou levemente arredondados - Servem para um estilo casual descontraído para calças e conjuntos;
Estampadas - Devem ser combinadas com roupas sóbrias. Proibidas para mulheres baixinhas e gordinhas.
Tecidos finos - Especiais para sair à noite com roupas sofisticadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário